Rinofima

 em Dermatologia Cirúrgica

O que é o Rinofima?

O rinofima ocorre devido a uma hipertrofia das glândulas sebáceas, fibrose e linfedema da região do nariz. Está associado a fases mais tardias na evolução de pacientes que apresentam rosácea. Ao se fazer a expressão do nariz, temos muitas vezes a extrusão de grande quantidade de material esbranquiçado, produzido pelas glândulas aumentadas de tamanho.

Em alguns casos temos grande deformação do nariz que causam grande prejuízo a autoestima dos pacientes.

Tratamento do Rinofima

Os tratamentos para esta desordem são cirúrgicos com resultados estéticos excelentes e recuperação relativamente rápida do paciente. São os principais:

Cauterização química: a aplicação de ácido tricloroacético no tecido hiperplasiado do rinofima promove a destruição do mesmo com redução do tamanho do nariz do paciente. Normalmente mais de uma sessão é necessária para um resultado excelente. Pode ser feito com ou sem anestesia local.

Eletrocirurgia: a eletrodisseccao com bisturi de alta frequência das lesões, consiste em procedimento cirúrgico de remodelação do nariz com resultados estéticos excelentes. Realizada sob anestesia locão com ou sem sedação, é muito segura e de rápida recuperação, apesar de o paciente necessitar de alguns dias de afastamento do trabalho.

Dermabrasão: procedimento que pode ser feito com uso de lixa d’água ou com motor de alta rotação que também visa “moldar” novamente a estrutura dérmica do nariz do paciente com rinofima, através da destruição mecânica dos tecidos hiperplasiados. Também apresenta resultados estéticos excelentes com curto prazo de afastamento das atividades laborativas para recuperação. Anestesia local com ou sem sedação.

Laser ablativo: o principal laser ablativo para o tratamento do rinofima é o CO2. Atua destruindo os tecidos mais superficiais com extrema precisão pois atua vaporizando a água presente nos mesmos. Downtime semelhante ao da eletrodissecção e também necessita de anestesia local com ou sem sedação. Resultados estéticos excelentes.

Para uma correta avaliação de cada caso, o dermatologista deve ser procurado para o planejamento correto do tipo de tratamento a ser seguido.

Exemplo de tratamento cirúrgico do Rinofima:

Rinofima - Tratamento Cirúrgico

O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista que atende em consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana e é especialista no tratamento do rinofima.

Central de marcação de consultas:

Tel: (21) 4106-1787

Whatsapp: (21) 99642-3139

Retornar à página inicial.

Maiores informações sobre rosácea e rinofima, clique aqui.

CRM 52.72166-2 / RQE 24796

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp Mande um WhatsApp!