Pele Seca e Prurido

 em Dermatologia Clínica

Você sabe qual uma das causas mais frequentes de prurido? A pele seca! Vamos discutir alguns aspectos desta condição tão frequente.

A pele normal possui hidratação que se traduz por viço, turgor e elasticidade características. Já a pele ressecada perde o brilho, descama e possui menor elasticidade. Em casos mais intensos fica com aspecto que lembra “escamas de peixe”, chamado pelos dermatologistas de ictiose vulgar.

Alguns fatores contribuem para o ressecamento da pele, são eles: uso excessivo de sabões e sabonetes, banhos quentes e demorados, exfoliação excessiva, atopia, idade avançada, algumas doenças hereditárias, entre outros.

O clima também está muito relacionado com a hidratação da pele. Climas tropicais estão menos relacionados com pele seca do que locais com o clima frio.

A queixa mais frequente dos pacientes com pele seca é o prurido. Muitas vezes a coceira chega a interferir nas atividades diárias dos pacientes. Saber a causa deste sintoma é fundamental pois inúmeras doenças também cursam com esta manifestação, por exemplo, urticárias, dermatites, alergias a medicamentos, etc…

A hidratação correta da pele e a associação de algumas medicações tópicas ou sistêmicas deve ser feita por médico dermatologista para que o sintoma do prurido seja controlado e a pele seca seja tratada, retornando às suas características ideais.

O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especializado no tratamento dos pacientes com pele seca e prurido. Atende nos seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana. Agende sua consulta.

Central de marcações:

Tel: 4106-1787

WhatsApp: 99642-3139

Para voltar a nossa página inicial, clique aqui.

Para voltar para o nosso blog, clique aqui.

Maiores informações sobre tipos de pele, clique aqui.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp Mande um WhatsApp!