Nevos – As Famosas “Pintas” ou “Sinais”

 em Dermatologia Clínica

Nevos, As Famosas “Pintas”…

É muito comum nos consultórios dermatológicos, os pacientes procurarem atendimento pois desejam examinar suas “pintas” ou mesmo porque querem removê-las. Tais lesões são denominadas nevos e devem ser avaliadas por dermatologistas especialistas. Vamos falar um pouco sobre isso?

O que são NEVOS?

Os nevos, popularmente conhecidos como “pintas”, são lesões tumorais benígnas comuns. A classificação dos nevos é feita através do estudo histopatológico (“biópsia”) em: juncional, composto e intradérmico. O nevo juncional apresenta a maioria das células tumorais na junção entre a epiderme e derme. O composto apresenta células na junção e na derme, enquanto que o intradérmico caracteriza-se pelas células na derme predominantemente. Clinicamente, teríamos a seguinte situação:

  • Nevo juncional como uma pequena mancha arredondada na pele de coloração escurecida;
  • Nevo intradermico: lesão elevada com base mais larga que o topo que pode ser pigmentada ou não. Às vezes ecimada por pêlos;
  • Nevo composto: lesão de coloração escurecida com discreta elevação. Seria uma transição entre o nevo juncional e o composto.
Nevos intradérmicos

Nevo Intradérmico

Quando “suspeitar” de um NEVO?

Mais comum em pacientes brancos, os nevos podem ser lesões precursoras de um dos tumores malígnos mais perigosos da pele, o melanoma. A maioria absoluta das lesões nao apresenta perigo para os pacientes, mas açgumas alterações devem ser observadas com atenção: alteração na cor, crescimento centrífugo, elevação e sangramento. Estes sinais podem representar a malignização de uma lesão névica pré-existente. Se você achar que houve algum tipo de mudança nas suas “pintas”, procure um dermatologista.

É necessário remover os NEVOS?

Sempre que uma lesão for considerada “suspeita”, esta deve ser removida. A maioria das retiradas dos nevos se da por motivos estéticos. Sabe aquela “pinta” na ponta do nariz da bruxa? É um nevo intradérmico. O dermatologista consegue fazer está remoção, na maioria absoluta das vezes, dentro do seu consultório. Os resultados estéticos são excelentes.

O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista com especialização em cirurgia dermatológica, sendo habilitado para a exérese destas lesões. Atende nos seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana. Quer examinar ou retirar um nevo? Agende sua consulta.

Central de marcações:

Tel: 4106-1787

WhatsApp: 99642-3139

Para voltar a nossa página inicial, clique aqui.

Para voltar para o nosso blog, clique aqui.

Maiores informações sobre nevos, clique aqui.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp Mande um WhatsApp!