Melanoma – O Mais Temido Câncer de Pele

 em Dermatologia Cirúrgica, Dermatologia Clínica

Melanoma – O Mais Temido Câncer de Pele

O melanoma é, dentre os três principais cânceres de pele, é o que tem o prognóstico mais reservado. Apesar de toda a evolução na medicina, o diagnóstico precoce ainda é a arma mais poderosa para a cura total dos pacientes.

O melanoma está relacionado alguns fatores predisponentes: exposição solar intermitente com queimaduras de pele, pele clara, indivíduos com múltiplos nevos e síndrome do nevo displásico. O Mal de Parkinson também está associado ao surgimento de melanomas.

Homens e mulheres tendem a apresentar incidência semelhante do tumor. Mais comum em caucasianos que em negros, sendo nestes últimos a localização plantar (na sola dos pés) a mais comum. As mulheres tendem a apresentar um melhor prognóstico da doença em relação aos homens, no mesmo estágio.

Quando suspeitar de MELANOMA?

De maneira didática, devemos suspeitar de melanoma sempre que visualizamos uma nova lesão ou alteração em lesão preexistente que esteja dentro da “regra do ABCD”.

A – assimetria. Se dividirmos a lesão em quadrantes, teremos diferença entre eles, o que não acontece nas lesões arredondadas, por exemplo.

B – borda. A borda da lesão deixa de ser nítida em algum ponto da lesão. Pode ser difícil perceber exatamente aonde a lesão termina.

C – cor. A presença de mais de uma cor na lesão. Normalmente as lesões apresentam tons escuros diferentes, como preto e marrom, por exemplo. Lesões com regressão podem apresentar a cor branca dentro delas.

D – diâmetro. Lesões com o diâmetro maior que 6mm, associadas às regras acima devem levantar suspeita ao médico que estiver examinando o paciente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Melanoma Acral (região plantar).

Locais onde o melanoma pode surgir.

Lesões de melanoma podem ser vistas em qualquer região da pele, inclusive na região genital, e nas unhas. Nos homens é mais comum a presença de lesões no dorso, enquanto que na mulher, nos membros inferiores. Os pacientes negros apresentam lesões de melanoma nas plantas dos pés. Lesões nas unhas também podem ser vistas.

Localizações extra cutâneas: olhos e mucosas.

Melanoma Ungueal

 

 

 

 

 

 

 

 

Melanoma do aparelho ungueal.

Tratamento

O tratamento das lesões de melanoma é cirúrgico. Após a remoção da lesão, o material é encaminhado para a biópsia de modo que tenhamos a confirmação diagnostica e a medição de alguns índices, dentre eles o de Breslow. Atualmente este é o índice isolado mais fidedigno do prognóstico do paciente.

O estadiamento do paciente com é fundamental para que as medidas terapêuticas e acompanhamento correto seja realizado. Este procedimento serve para determinar a situação real do tumor no organismo, se está restrito à pele ou se já apresenta metástases. O tratamento do paciente deve ser feito sempre por dermatologistas, cirurgiões dermatológicos ou oncológicos e oncologistas.

Os pacientes que apresentam lesões cutâneas que necessitam de cirurgia, são encaminhados para a autorização do convênio. Após essa autorização, a data da internação e cirurgia são combinadas de acordo com as possibilidades do paciente e equipe médica.

Os clientes Bradesco Saúde, Sulamérica, Cassi, Amil entre outros, podem realizar a internação hospitalar usando o seu convênio, e obter reembolso das despesas médicas devidamente documentadas, através de recibos que comprovam os gastos.

Se você é cliente Bradesco Saúde, Sulamérica, Cassi, Amil entre outros e precisa ser submetido a algum procedimento cirúrgico dermatológico, entre em contato conosco. Temos certeza que poderemos ajudar a resolver esse problema.

O Dr. Raphael Peryassú é médico dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento dos cânceres de pele, incluindo o melanoma. Atende em seus consultórios na Barra da Tijuca e Copacabana.

Central de marcação de consultas:

Tel: 4106-1787

Whatsapp: 99818-3139

Para voltar ao nosso blog, clique aqui.

Para retornar à página principal, clique aqui.

Para saber mais sobre tumores de pele, clique aqui.

Postagens Recomendadas
Contato

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp Mande um WhatsApp!