Infecção Cutânea Pelo HPV

em Dermatologia Cirúrgica

O HPV (Human Papiloma Virus), é um vírus muito frequente na população mundial, sendo capaz de infectar células da pele ou de mucosas. As lesões mais frequentes são as verrugas que podem ser vistas em qualquer região do nosso corpo. Basicamente, quando localizados em áreas de pele “seca”, são chamadas de verrugas e quando localizados em regiões “úmidas” como as genitálias e região perianal, são chamadas de condiloma.

Tipos de verruga:

Verruga vulgar: lesões arredondadas mais ásperas que apresentam alguns “pontos pretos”;

Verrugas filiformes ou digitiformes: localizadas principalmente na face, são mais finas e alongadas;

Verrugas periungueais: lesões ásperas que surgem em torno ou até mesmo sob as unhas;

verruga condiloma hpv

Infecção pelo HPV – Verruga Periungueal

Verrugas palmares e plantares: lesões que podem lembrar “calos” que surgem nas mãos e pés;

Condiloma acuminado: lesões de verruga que acometem a região genital e perianal. Tem aspecto úmido e vegetante, podendo lembrar uma couve-flor;

Papulose Bowenóide: lesões arrendondadas acastanhadas que surgem na região genital.

As lesões provocadas pelo HPV são contagiosas, podendo ser disseminadas por contato direto ou mesmo por fômites, ou seja, objetos contaminados. Crianças normalmente apresentam mais lesões de verruga que adultos, sendo estes mais acometidos por condilomas, um tipo de doença sexualmente transmissível.

O paciente que acredita estar infectado pelo HPV deve procurar o dermatologista para o diagnóstico correto das lesões, pois muitas vezes “verrugas” são na verdade outras lesões como nevos (“sinais”), calos, ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas e até mesmo tumores malignos da pele.

Existem cepas do HPV que são capazes de provocar o surgimento de tumores, seja na pele ou nas mucosas. São os vírus oncogênicos. Por este motivo devemos sempre tratar as lesões de verruga, principalmente aquelas da região genital, os condilomas.

Tratamento:

As verrugas podem ser tratadas com medicamentos tópicos ou através de pequenos procedimentos em consultório para a eliminação das lesões visíveis. São procedimentos possíveis mais comumente utilizados:

Cauterização química: aplicação de ácidos nas lesões para eliminação das mesmas. Procedimento rápido. Não necessita de anestesia local mas pode requerer mais de uma aplicação;

Eletrocoagulação: destruição das verrugas através com uso de bisturi elétrico. Procedimento rápido. Requer muitas vezes anestesia local. Método muito eficaz;

Criocirurgia: congelamento com equipamento médico próprio que elimina as lesões. Pode ser feito sem anestesia local embora seja doloroso. Recuperação um pouco mais lenta. Método eficaz e muito adequado para alguns tipos de verrugas, como as palmares e plantares.

O Dr. Raphael Peryassú é médicodermatologista treinado para tratar as lesões de verruga e condiloma com medicamentos ou procedimentos em consultório. Atende na Barra da Tijuca e em Copacabana. Se você tem este tipo de e, com toda a certeza poderemos ajudar.

Central de marcação de consultas:

Celular/Whatsapp: 99642-3139

Para saber mais sobre infecção pelo HPV clique aqui.

Retornar para a página inicial.

Retornar para o nosso blog.

Postagens Recomendadas

Entre em contato para tirar suas dúvidas!

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Tratamento das cicatrizes de acne
× Fale Conosco!